Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Taió 

História

Home História

Em 1951, o irmão Bruno Spredemann e irmã Asina Spredemann abriram as portas da sua casa para iniciar os primeiros cultos em terras taioenses. Vindo de outras cidades do alto vale, o Pastor Osmar Cabral e seu filho, na época jovem, hoje Pastor Elienai Cabral, faziam os cultos na casa da família Spredemann. As primeiras famílias convertidas foram a família Spredemann e a família Ramos, por volta de 1951, na localidade de Braço da Ilha, interior de Taió.


O trabalho rapidamente cresceu e, em 1954, a igreja de Rio do Sul envia um missionário para atender os trabalhos em Taió. Tratava-se do irmão José Alves Rodrigues, primeiro dirigente da igreja. Na década de 1960, muito antes da Assembléia de Deus possuir seu templo próprio na cidade de Taió, os irmãos reuniam-se em casas para juntos adorarem ao Senhor em cultos e reuniões de ensino da Escola Bíblica Dominical realizadas na casa da irmã Ovilda Bruner.


O desenvolvimento daquele trabalho logo alcançou o centro da cidade e nos anos de 1960, a antiga casa de Erico Pasold, na Rua Cel. Feddersen foi alugada. Anteriormente, além de ser moradia, foi uma padaria que servia todo o território central da cidade de Taió. Neste tempo, a casa alugada se tornou o primeiro lugar a realizar culto no centro da cidade, tornando-se um templo provisório da AD Taió.



Em 1985, a AD Taió ainda era uma congregação do campo eclesiástico de Rio do Sul, porém já contava com grande número de membros e congregados, fatos que somados levaram à sua emancipação dois anos mais tarde em 1987. O crescimento da igreja era notório na região e redondezas de Taió. Na época, o campo eclesiástico abrangia outras cidades, como Santa Terezinha, Salete, Rio do Campo e Mirim Doce.


Em 17 de dezembro de 2000 foi realizado um culto de lançamento da pedra fundamental do novo endereço. Na foto, o Pastor Telfrid Herbst ao microfone orando no momento da consagração deste ato. Os obreiros e a igreja estavam presentes para presenciar esse momento que seria o início de um desafio de fé e ousadia. o Pastor Presidente, Luiz Gottschalt, levou a igreja para o endereço atual e construiu um novo templo que hoje é a casa pastoral dos obreiros e o espaço social de eventos.


A construção do templo atual foi iniciada na gestão do Pastor Luiz Gottschalt, em 2002, e inaugurado em 26 de novembro de 2012, na gestão do então Pastor Gilmar Santana. Tem sido um templo de referência na nossa cidade e um cartão postal. O templo sede conta com uma estrutura de salas para os jovens, adolescentes, crianças e maternal, somando ao tanque de batismo, secretaria, gabinete pastoral, tesouraria e galeria.



Hoje a igreja segue em grande crescimento, atuando em todas as áreas ministeriais e etárias. No dia 06 de dezembro de 2020, a igreja realizou o maior batismo de sua história, 57 novos irmãos desceram as águas confirmando sua fé em Cristo, sob a liderança do Pastor Joede Moraes a igreja segue fazendo um trabalho com excelência, fazendo desta igreja uma igreja, unida, avivada, missional e relevante.







VEJA ABAIXO O HINO OFICIAL DOS 70 ANOS DA AD TAIÓ, LANÇADO EM 2021: